sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Die Zeit vergeht sehr schnell

"O tempo passa muito rápido"

Depois de pouco mais de um mês, cá estou novamente. O tempo passa realmente muito rápido, estou aqui há quase 3 meses (que parecem uns sete). Tudo realmente é bem intenso, e outro dia li uma frase que já posso dizer que é totalmente verdadeira:

Intercâmbio não é um ano em uma vida, é uma vida em um ano.

São tantas e tantas experiências, você acaba conhecendo gente de tudo que é lugar do mundo, aprende que temos tantas coisas em comum quanto coisas em "descomum" com alguém que nasceu do outro lado do planeta. Conhece lugares, museus, países (ainda tenho muito a visitar!!), paisagens, e também conhece a si mesmo, faz diversas escolhas, planos, se põe à prova, se esforça, faz um nó no coração, se controla, se disciplina (ou não)... É tudo muito intenso, tanto do lado de dentro como de fora.

Aconteceu tanta coisa nesse último mês...Teve a festa mais tradicional de Aalen, a chegada dos outros intercambistas, um grande festival de vinho, show do Coldplay, visita a uma mina de ferro, muita aula de alemão, chegada do outono com suas folhas coloridas, Oktoberfest de Munique, operação do meu pai no Brasil (que, graças a Deus, correu bem), viagem de bicicleta pelo Bodensee, muitos filmes na TV, aprendizado sobre técnicas de fotografia, jogo de futebol na torcida organizada, grandes azares seguidos de grandes sortes, começo de semestre, abertura do Mensa (restaurante universitário), laboratório, frio, chuva... e este fim de semana será a primeira comunhão da Luiza em Brusque.

Se eu já achava que antes as semanas passavam correndo, agora elas certamente vão passar voando. Aula de engenharia em alemão não é nada fácil, viu... São termos e mais termos que você nunca aprenderá num curso de línguas. Exige esforço duplo. Se não triplo!

Além das matérias técnicas e da aula de alemão 2x por semana, estou fazendo uma matéria em inglês chamada "German and European Culture". Ainda não satisfeita, depois de uma conversa descontraída com um professor, acabei entrando no laboratório dele pra ajudar 10h/semana. E, caso a CAPES esteja me  vigiando, não, não estou recebendo nada por isso. Até fui convidada para ir com o lab para uma feira de máquinas de teste em geral que ocorrerá em Ulm semana que vem.

E meu alemão está melhorando significativamente. Já consigo até brigar em alemão (vide Oktoberfest). Falando nisso, se você está pensando em vir para a Alemanha, venha sabendo que aqui a grosseria come solta! Depois de engolir vários sapos, você começa a não aceitar as grosserias de graça.

E, a seguir, sessão de fotos. Sei que estou devendo ainda Heidelberg. Que, por sinal, é linda de morrer. Como diz a música, "Ich hab' mein Herz in Heidelberg verloren", "Perdi meu coração em Heidelberg".



Deu até pra brincar de escorregar no castelo:





Aqui uma imagem da maior festa de Aalen:

Aalen durante a noite:





Show do Coldplay, como sempre, incrível, após um passeio em Munique.


Festival de vinho em Bad Dürkheim.


Desfile de abertura da Oktoberfest: 







Isso pesa MUITO! As garçonetes carregam 10 de uma vez...e isso sem comer feijão!




Quanto à viagem ao Bodensee... O Bodensee é um lago que fica no sul da Alemanha, e faz a fronteira também com a Áustria e a Suíça. Fomos de bicicleta, enfrentando azares e sortes, dar uma volta no lago por 4 dias, até o feriado do dia 3 de outubro, que é a Reunificação Alemã. Falando nisso, olhem só a homenagem que o Brasil prestou à Alemanha nesse feriado:


Recortei exatamente esta foto do jornal e está na minha parede.
Voltando ao Bodensee... Fizemos um percurso de, ao total, 170km pedalando. Deu pra ver muitos lugares bonitos, e estar em 3 países num mesmo dia! E descobri o segredo do chocolate suíço: a qualidade está diretamente relacionada com os sininhos das vacas.
                          




























O trajeto terminou no mesmo lugar que começou, em Friedrichshafen. Foi excelente, que seja a primeira de várias viagens de bicicleta!

Agora me despeço, vou assistir desenho para comemorar o dia das crianças (que, infelizmente, só está tendo no Brasil). Beijos e bom feriado a todos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário