terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sorte do "só eu" - parte 2

Este domingo teve uma Volksfest - festa popular - em Nürnberg, uma cidade conhecida do estado de Bayer. Isto mesmo, o mesmo Bayer do time de futebol "Bayer München".

Fomos em 12 pessoas, 9 brasileiros, um indiano, uma americana e um português - claro que o nome do português é Manoel!

Chegar lá foi uma aventura. Deu uma confusão e metade do grupo perdeu o trem. Teríamos que chegar na estação principal e de lá pegar um metrô para a festa. Resolvemos esperar o resto do pessoal chegar (2 horas depois) e ficamos no centro conhecendo a cidade. Depois encontramos o resto e fomos à festa. A cidade é muito bonita, merece uma outra visita mais pra frente.







E agora, festa!! A festa parecia um parque de diversões. Com direito a roda gigante, montanha russa com 2 loopings, muitas barraquinhas de comes e bebes, várias outras de jogos... Uma grande festa de cores, gostos e diversão. Chegamos mortos de fome, e fomos pra uma das tendas principais, onde já encontramos uma bandinha alemã logo de cara. Almoçamos e tomamos, depois de 1 mês de Alemanha, o nosso primeiro Mass (canecão de 1 litro) de cerveja local.




Óbvio, seeem dúvida, que fomos todos na montanha russa - lembrando dos 2 loopings - logo depois de almoçar. Foi o que bastou pra tornar os que estavam meio alegrinhos da cerveja totalmente sóbrios!












Fomos em outros brinquedos, mas o importante está na segunda parte da Sorte do "só eu".

Mais para o final da tarde, estávamos eu e mais alguns com uma garrafa de cerveja comprada numa das tendas de Bier, andando normalmente pela festa. Parei pra olhar um brinquedo, e eis que estavam 2 policiais bem na minha frente. Notei que um deles olhou bem firmemente pra garrafa na minha mão e veio se aproximando. Pensei "ih, lá vem". "Wo haben Sie das gekauft?" "Onde você comprou?" Falei que ali na frente, num stand, e apontei a direção da tenda. Ele, com uma cara de desconfiado, perguntou "Haben Sie das nicht mitgebracht?" "Você não trouxe ela consigo?". Respondi que não, tinha comprado ali na tendinha. Ele perguntou sobre a fichinha do Pfand, que eu não tinha. Mais uma razão pra não acreditarem em mim.

Pausa pra explicação: pfand é um valor que você paga a mais na hora de comprar uma bebida em garrafa/copo de vidro. Geralmente é algo em torno de 1 euro. Você ganha uma fichinha, e quando devolver a garrafa, recebe o 1 euro de volta. É assim que eles forçam todo mundo a reciclar tudo. Nos supermercados, por exemplo, existem máquinas em que você retorna sua garrafa plástica ou latinha vazia. E recebe 25 cents por garrafa. Você pagou esse valor a mais na hora de comprar, e depois recebe de volta. Interessante, não?

Nisso veio a segunda policial, e perguntou a mesma coisa. "Tem mais na mochila?" E, ignorando a resposta negativa, já foi apalpando "der Rucksack" = mochila. Vendo que eles não acreditavam em mim, perguntei se não queriam que eu fosse mostrar onde comprei, e disse que a moça me conheceria. Ficaram quietos me encarando, a cara estampada com desconfiança. Falei "Venham, vou mostrar onde foi." Saí andando e os dois me acompanharam.




Chegaram e perguntaram pra vendedora se eu tinha realmente comprado a cerveja lá. A vendedora confirmou, e explicou que aquela garrafa não precisava da fichinha do Pfand. Perguntei "Alles gut? Tchüss". Não me deram nem um "Entschuldigung", nem um "desculpa". Morri de raiva e com ainda mais certeza da Sorte do "Só eu"!

Mas tudo bem. Tem o lado bom da Sorte do "só eu". Só eu tenho a família e amigos que tenho, essa experiência que estou tendo, meu jeito de ser, histórias como essa pra contar, minha cachorrinha querida (achou que esqueci de você, Cookie??) e muito mais.

E, à meia noite, aqui no prédio teve um bolo de sorvete surpresa em comemoração ao aniversário da Igraine, uma mineira muito querida. Ontem fizemos brigadeiros, cup cakes, pães de queijo, assamos pizzas e cantamos parabéns.
 
E semana que vem tem o meu! Fernando vem me visitar no fim de semana, e a programação é Dinkelsbühl no sábado (uma cidade toda medieval, que está na rota romântica da Alemanha), restaurante mexicano com todo o pessoal à noite, e Heidelberg no domingo! Zum Geburtstag, viel Glück!

Nenhum comentário:

Postar um comentário